segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Oswald de Andrade - Memórias Sentimentais de João Miramar


                 Memórias Sentimentais de João Miramar foi lançada em 1924, dois anos após a Semana de Arte Moderna. É a primeira prosa modernista.É dividido em 163 fragmentos curtos, cada um com uma historia, não tendo ligação uma com a outra, mas no final é possível estabelecer a ligação entre cada parte do livro, deixando uma característica cubofuturista. Oswald Andrade constrói uma personagem semi-autobiográfico, João Miramar. A história é contada em primeira pessoa, narrador personagem. Pode-se dizer que a obra segue uma ordem cronológica de fatos.

                 Oswald era contra a linguagem culta e trás uma nova forma de fazer literatura, usando a liberdade em suas palavras, colocando no lugar da gramática a criatividade, neologismo, oralidade, coloquialismo.
O livro conta a história de um brasileiro rico desde sua infância, a viagem a Europa, o casamento, amantes, desquite por traição, vida e vaidades, problemas financeiros. A ironia é muito usada, como forma de critica a sociedade e a economia da época. Grande parte da história se passa em São Paulo de 1912 a 1918.

Nenhum comentário: